18 de dez. de 2008

VoIP através de redes 3G terá mais de 250 milhões de usuários até 2012

13 de novembro de 2007 – 17h15


A transmissão de voz sobre IP através das redes de terceira geração (3G) deverá crescer a taxas elevadas nos próximos anos, ultrapassando as redes WiFi e se tornando o principal meio de comunicação através da plataforma internet (IP).
A afirmação é de um estudo divulgado hoje (13/11) pela empresa de pesquisas Disruptive Analysis. Segundo a empresa, o número de usuários de VoIP através da terceira geração de celular, hoje virtualmente zero, será de 250 milhões no final de 2012 em todo o mundo.
A pesquisa afirma que partirá das próprias operadoras de telefonia a disseminação de VoIP pelas redes de celular. Segundo a Disruptive Analysis, o movimento vai permitir que as operadoras completem mais ligações dentro do escasso espectro que detêm, o que vai reduzir suas depesas operacionais e possibilitar a oferta de novos serviços.
Além das operadoras que detêm concessões, empresas independentes também irão explorar a oferta de serviços de voz através da terceira geração de celular, de acordo com o estudo. A estratégia dessas operadoras de menor porte, de acordo com a pesquisa, será oferecer tarifas flat para tráfego de dados e sistemas operacionais abertos para garantir a competitividade com as demais operadoras.
A pesquisa estima que, dos 250 milhões de usuários de VoIP através da terceira geração, cerca de 60 milhões serão clientes de operadoras independentes.

Fonte: http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=14248

Eu andei procurando uma matéria que fala de VoIP pela rede 3G e me deparei com a matéria acima. Hoje eu uso um Oi Velox 3G de 600 kbps de download e 128 Kbps de upload. Fiz o teste no Skype, a conversa foi razoável, teve algumas picotadas, mas deu para conversar. Mas, quando fui testar o Vono, utilizando o X-lite como discado, o desempenho foi péssimo. Ninguém conseguia me ouvir direito. Eu conseguia ouvir muito bem. Mas todos se queixavam de voz picotando.

Acho que as empresas que operam com a tecnologia 3G aqui no Brasil precisam melhorar muito a sua infra-estrutura, para que os usuários possam utilizar o VoIP pela rede 3G.

Nenhum comentário: